"A avaliação é um ato subsidiário da obtenção de resultados os mais satisfatórios possíveis, portanto subsidiária de um processo, de um movimento construtivo. Portanto, é um instrumento de busca de construção, por isso funciona articulado com um projeto pedagógico que se assume, que se crê e se efetua construtivamente."
(Cipriano Luckesi)
Queridos colegas, hoje vivenciamos em nosso conselho de classe um momento muito importante do fazer pedagógico: a avaliação. Como bem sinaliza o professor Luckesi, esse instrumento de busca de construção funciona articulado àquilo que a escola acredita e que se realiza construtivamente, coletivamente. Assim, a avaliação está baseada no entendimento de que o ser humano está em constante desenvolvimento.
Interessante observar, depois de retornar de um longo período de afastamento para esta unidade, nesse momento específico da avaliação não só da aprendizagem, mas também do trabalho que vimos realizando a preservação do caráter humanizador e construtivo que reflete um projeto de escola, a nossa escola.
Como é bom voltar para a casa...
Bom, para dizer que não falei das flores, deixo o vídeo de abertura da nossa reunião. Quem quiser pode descrever a dinâmica realizada.
Gostei muito da nossa reunião. Foi muito produtiva porque as pessoas pararam para pensar. A intervenção que foi feita na fala da professora Aparecida nos mostrou a teoria que estamos aplicando na prática.
ResponderExcluirAchei interessante também a proposta de pensarmos sobre a concepção de leitura de cada um de nós. O desdobramento desse trabalho vai nos ajudar muito no processo avaliativo.
Gostei muito!
Um abraço
Fátima
Fátima, o mais importante é que nós temos um bom grupo. Um grupo com garra, com vontade e boa vontade também. Nossas discussões têm se aprofundado, principalmente, por causa dessa disposição para compreender e superar os problemas enfrentados diariamente.
ResponderExcluirTambém estou gostando.
Beijos